Novas parcerias: Brasil e Canadá

Como temos visto, o cenário internacional tem buscando alternativas frente a restrições impostas pelo EUA, conhecido como “tarifaço”, na busca por menor dependência do país e a diversificação de parcerias comerciais. Para além do Brasil, outros países como o Canadá, é um exemplo importante pois tem 70% das suas exportações para os EUA, sendo fortemente atingido por tais medidas. Podemos dizer que, a guerra comercial iniciada pelos EUA criou um alinhamento estratégico entre outros países, corroborando para a formação de novas parcerias e retomada de acordos antes esquecidos.

Exemplo disso é o fato de que as relações comerciais entre Brasil e Canadá, que atingiram um patamar histórico em 2025: no primeiro semestre desse ano as exportações brasileiras para o Canadá foram de US$ 3,4 bilhões, um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2024, tornando o Canadá um destino estratégico para as exportações brasileiras.

Esse cenário levou a retomada da negociação de um acordo comercial entre Canadá e Mercosul (representado pela liderança do Brasil), anunciado no dia 25 de agosto de 2025, que estava paralisado desde 2021. A ideia desse acordo de livre comércio é a redução de barreiras tarifárias e não tarifárias, com foco em facilitar e aumentar o fluxo comercial entre os países, que terá impacto em todos os setores, e em especial nos setores da mineração, agronegócio, energia renovável e saúde. A previsão é de que o acordo movimente mais de R$ 4,41 bilhões ao PIB brasileiro.

Como temos visto, o mercado internacional tem buscado respostas no multilateralismo, buscando fomentar as relações e acordos comerciais com outros países de maneira que a conjuntura atual se mostra cada vez mais aberta e benéfica a novos mercados para a expansão comercial.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *