Autor: Ubuntu
-
O ano de 2025, o mercado internacional e as possibilidades
No ano de 2025 tivemos grandes movimentações no cenário global, em especial com o Brasil em foco: as questões de taxação com os EUA, a COP 30, o fortalecimento do BRICS e todas essas questões se refletiram na balança comercial e na abertura comercial do Brasil com outros países. O Brasil atingiu um marco histórico…
-
Feiras Internacionais: Vitrine para o mundo
No cenário global atual, participar de feiras e eventos internacionais continua sendo uma das estratégias mais poderosas para gerar negócios, fortalecer a presença da marca e abrir portas para novos mercados. No entanto, sabemos que nem sempre é possível estar fisicamente em todas as oportunidades, seja por questões logísticas, de agenda ou de investimento. As…
-
Novas parcerias: Brasil e Canadá
Como temos visto, o cenário internacional tem buscando alternativas frente a restrições impostas pelo EUA, conhecido como “tarifaço”, na busca por menor dependência do país e a diversificação de parcerias comerciais. Para além do Brasil, outros países como o Canadá, é um exemplo importante pois tem 70% das suas exportações para os EUA, sendo fortemente…
-
BRICS
Quando pensamos em novas possibilidades de negócios internacionais, os blocos econômicos vem a nossa cabeça: União Europeia e Mercosul sendo os principais blocos de referência quando falamos de menores taxas de importação e exportação, trocas e fluxo comercial, sendo grandes parceiros internacionais. Dentro desse cenário, tem surgido e, mais recentemente, se intensificado a presença dos…
-
O multilateralismo na economia global
Estamos vivendo o ápice da conexão global, em 2025, é impensável se viver (seja como pessoa, empresa ou governo) de maneira isolada. A velocidade da disseminação de informações no mundo tem ultrapassado limites nunca antes vistos, fazendo com que notícias da China cheguem ao Brasil em um mero atualizar de página, isso molda percepções, fortalece…
-
Sou, porque somos.
Afinal, o que é Ubuntu? A palavra vem da filosofia existente do grupo Ngúni, da África subsaariana, que se entende “o universo como um todo orgânico que tende à harmonia e no qual as partes individuais existem somente como aspectos da unidade universal”. Isso se transfigura, na máxima do “Sou, porque somos”. Esse pensamento busca…
